terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Search Engine Optimization (SEO)

Search Engine Optimization é o nome em inglês do conjunto de acções que tem como objectivo posicionar um website nas primeiras colocações das páginas de resultados dos sites de busca ou motores de busca.




Se fossemos fazer uma tradução literal, teríamos:

Search - procura, busca.
Engine - máquina, motor, mecanismo.
Optimization - processo de tornar algo melhor.

Qualquer empresa ou instituição, pessoa física ou jurídica que comercializa produtos ou oferece algum tipo de prestação de serviços precisa de Search Engine Optimization. Todos precisam ser vistos para realizarem resultados. O que adianta ter a lâmpada mais brilhante, com maior durabilidade, com o menor preço do mercado, se ninguém a consegue encontrar, se ninguém sabe que ela existe? É exactamente neste contexto que entra o papel do Search Engine Optimization que expõe o site no topo dos sites de busca, aumentando a sua visibilidade, consequentemente, aumentando também as hipóteses de obtenção de resultados.

Definição própria: A aplicação de um conjunto de técnicas por forma a posicionar os conteúdos de um site por forma a estes aparecerem em destaque nos motores de pesquisa da internet. A finalidade é dar visibilidade à informação que o site contém.

Vantagens: Baixo custo de implementação e o facto de quando um utilizador procura num motor de busca um determinado produto é porque normalmente está interessado na sua aquisição e assim é um potencial comprador.

Desvantagens: É necessário um certo nível de conhecimentos de informática. Não tanto para quem faz a procura pois cada vez mais o uso dos motores de busca se banaliza e desmitifica, mas mais para quem quer dar destaque ao seu site. Aí sim, necessita-se de se saber movimentar na world wide web.

Fonte:
http://www.searchengineoptimization.srv.br
Acedido em 27-01-2009

Sem comentários: