domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing de Guerrilha

Por definição o Marketing de Guerrilha é uma técnica não convencional que pretende atingir os máximos resultados com o uso de recurso diminutos.

Tal qual um guerrilheiro gosta de atacar surpreendendo o inimigo, com o mínimo de recursos necessários, também esta filosofia utiliza as mesmas armas, ou seja, é rápido, mais barato e contacta directamente com o consumidor.

Jay Conrad Levinson, afirma que da mesma forma que o marketing está em constante mutação, também os segredos do Marketing de Guerrilha evoluem. Segundo a sua própria definição, o Marketing de Guerrilha é: "É uma forma de maneiras não convencionais de atingirem metas convencionais. É um método provado de alcançar lucros com o mínimo investimento".


Definição Própria: Tipo de marketing que utiliza formas não convencionais para executar as suas estratégias, e com baixos orçamentos. Exemplo de define a originalidade, simplicidade e baixos custos inerentes a este tipo de marketing é a forma como a Alka-Seltzer aumentou drásticamenten as suas vendas. De "Coloque uma pastilha num copo de água" para "Coloque duas pastilhas num copo de água". Impressionantemente simples e eficaz !

Vantagens: O baixo custo, quando comparado com outros métodos de Marketing que normalmente recorrem aos media para por em prática a sua estratégia. O tempo diminuto que demora a sua implementação. O contacto directo com o público-alvo, conseguindo-se desta forma uma maior cumplicidade entre a marca e o consumidor.

Desvantagens: É sem dúvida o facto de de apenas permitir acções localizadas e de pequena ou média dimensão, não se podendo assim expectar os grandes retornos de um outro tipo de comunicação. É igualmente dificil prever e quantificar a quantidade de consumidores que terão contacto com este tipo de campanha, além disso, por vezes este tipo de campanha não atingirá o segmento desejado de público-alvo.

Fonte:
Guerilla Marketing
http://www.gmarketing.com/
Acedido em 25-01-2009

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