domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing Olfactivo

Aromatizar lojas, cartões-de-visita, salas de reunião, exposições ou hotéis são algumas das aplicações do marketing olfactivo. A nível internacional, esta técnica está a ser adoptada por marcas como a Sony, que difunde nas suas lojas uma fragrância de baunilha, e a cadeia Sheraton, que escolheu o jasmim, cravinho e figo para fidelizar os seus clientes.

Ginásios, hospitais, transportes colectivos são outros locais onde se pode aplicar a aromatização. No caso dos hospitais, está actualmente a ser estudado um aroma que servirá para tranquilizar os doentes.

Muito usada nos Estados Unidos, Japão e Canadá, esta técnica pretende chamar positivamente a atenção dos consumidores e reforçar os atributos de uma marca.

Em experiências com o uso de fragrâncias no ponto de venda, a Smell & Taste, em Chicago, conseguiu aumentar em mais de 50% o volume de apostas feitas em Casinos, em 25% as vendas de sapatos e em 12% o consumo de soda-limonada em cadeias de fast food. Outra experiência, revelada ao DN pela Superideias, comparou o efeito da ambientação olfactiva com a musical e mostrou que, enquanto a música pode incrementar em 4% as vendas, os cheiros podem aumentar em 18%.

No Casino do Hotel Hilton, de Las Vegas, a equipa do Smell Institut observou a quantidade de dinheiro apostado em três áreas diferentes, durante três fins-de-semana e constatou que com a introdução da fragrância certa, de aroma estimulante de confiança, as apostas cresceram 45,1% e quando aumentada a intensidade da fragrância, 53%.

A Nike testou o mesmo modelo de ténis, colocando-o em duas salas com a mesma ambientação, porém uma com fragrância floral mista e outra neutra. Resultado: 84% das pessoas disseram ter gostado mais do calçado da sala perfumada. Os estudos mostraram que os cheiros de baunilha e lavanda são eficientes contra insónia e o cheiro de maçã verde, contra a enxaqueca.

Definição Própria: Tentativa de proporcionar ao consumidor uma sensação de bem-estar através do uso de aromas.

Vantagens: A atractividade do aroma cria necessariamente bem-estar no consumidor fazendo com que este se sinta bem no local e assim permaneça por mais tempo.

Desvantagens: Nem todos temos os mesmos gostos, um aroma pode ser muito agradável para uns e extremamente desagradável para outros consumidores. Há a possibilidade de não causar nenhum efeito se o consumidor estiver constipado, ou pior ainda, o risco de provocar alergias.


Fonte:
Diário de Notícias
http://dn.sapo.pt/2006/11/29/economia/seduzir_consumidores_marketing_olfac.html
Acedido em 25-01-2009

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