terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Marketing Tribal

O marketing tribal é uma forma de marketing que aposta na criação de grupos com interesses comuns e em dar a esses grupos produtos que vão ao encontro das suas necessidades e desejos.

Desde há muito tempo que se sabe que o marketing WOM (em inglês word of mouth, ou seja a passagem de algum tipo de informação de pessoa para pessoa, normalmente pertencente a um grupo de relacionamento) funciona.

As pessoas confiam num conhecido ou amigo que experimentou um produto, que pode mencionar as suas vantagens e que o aconselha por algum motivo. Não sendo exactamente a mesma coisa, no marketing tribal, há uma “tribo”, ou seja grupo de pessoas que partilham características semelhantes ou algum tipo de interesse semelhante, a quem é apresentado um produto que se sabe à partida que irá satisfazer os seus interesses e espalhar as vantagens do produto apresentado. Com isto, há a criação de comunidades, muito facilitada pelas novas tecnologias, em particular a internet, mas não apenas desta forma. Uma pessoa que faz parte desta comunidade têm acesso não só aos últimos produtos da empresa em questão, como também pode interagir com elementos da própria empresa destacados para este trabalho em particular, como com os membros do grupo, obtendo sugestões, ideias, conselhos, ou simplesmente comunicando com pessoas que partilham dos mesmos interesses, o que dá uma sensação de grupo e união.

Desta forma uma empresa não só consolida o grupo de consumidores fieis do produto, como também contribui para que “se espalhe a palavra” e aumente o grupo de pessoas pertencentes à tribo.

Definição Própria: Criar um grupo ou uma comunidade na internet por uma empresa. Ao vender o seu produto a um dos elementos desse grupo/comunidade, a empresa promove esse grupo/comunidade. Isto contribui para a fidelização do consumidora pessoa. Resumidamente será a criação de um grupo de consumidores que partilhem o interesse no mesmo produto, marca ou serviço. Isto faz com que haja, além da ligação comercial, uma ligação emocional.

Vantagens: Sem dúvida a ligação emocional à marca, produto ou serviço. Esta ligação emocional fá-los-á serem defensores acérrimos e contribuírem para uma rápida difusão da mensagem.

Desvantagens: A ligação emocional traz consigo grandes expectivas em relação à marca que por isso deve manter constante esse grau de satisfação. Um elemento do grupo que se sinta desiludido ou defraudado, pode rapidamente influenciar outros elementos do grupo.


Fonte:
slingshot.online.pt
http://www.slingshot.online.pt/marketing-tribal-slingshotonlinept
Acedido em 27-01-2009

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