domingo, 25 de janeiro de 2009

Endomarketing


O Endomarketing pode ser definido como um conjunto de acções utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É nas acções mais simples que o público interno encontra aquilo que procura: a informação, o reconhecimento e o estímulo necessário para um bom trabalho.
No ambiente interno, a comunicação destina-se a manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na empresa, como um factor de motivação e participação. Desde o momento em que se contrata um novo funcionário, ele deve-se familiarizar com o ambiente de trabalho, a filosofia e os objectivos da empresa. O essencial é que a empresa transmita aos funcionários a ideia de que todos estão envolvidos no desenvolvimento do negócio, criando um clima de parceria e de confiança.
Dependendo do porte da empresa, a área de comunicação requer profissionais especializados (jornalistas ou relações públicas) que se dediquem exclusivamente à elaboração de boletins, jornais murais, comunicados e programações sociais. No caso de jornais, costuma-se incentivar a participação dos empregados, em forma de textos, comentários, críticas, etc. Em empresas menores, muitas vezes o próprio dono se encarrega do material de divulgação, com as devidas correcções no texto, quando necessárias.

Definição própria: Informar os funcionários sobre os objectivos, resultados, noticias relevantes, por forma a se sentirem próximos da empresa e motivados para o seu desempenho.

Vantagens: Os funcionários ficam mais satisfeitos consigo próprios e por inércia tratarão melhor os clientes da empresa. Um funcionário motivado e satisfeito é uma fonte em potencia de novas ideias e publicidade "word of mouth".

Desvantagens: A divulgação de excesso de informação ou informação inútil. A responsabilidade de quem divulga essa informação é enorme, pois obriga a um controlo permanente e isso faz dispender tempo e recursos.

Fonte:
Rhemação
http://www.rhemacao.com/
Site acedido em 25-01-2009

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