domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing Viral

O que um vírus tem a ver com marketing? O Marketing Viral descreve qualquer estratégia que encoraja alguém a passar uma mensagem de marketing a outros, criando o potencial para o crescimento exponencial na exposição e influência da mensagem. Tal como um vírus, tais estratégias tiram proveito da multiplicação rápida.

Fora do universo cibernauta, o marketing viral foi referido como "word-of-mouth," "criar um zumbido", "marketing de rede". Na Internet, a designação é mesmo "marketing viral".

De modo a rápida disseminação funcionar, a mensagem deve ser interessante e preferencialmente com um bom visual. Caso contrário a pirâmide de difusão não funciona.

Definição Própria: Tipo de marketing que facilita e encoraja as pessoas a passar mensagens de marketing. Desta forma espalha-se tal como um virus informático.

Vantagens: O investimento é escasso, pois com uma mensagem adequada e chamativa atingem-se facilmente os objectivos. A internacionalização de uma marca é rapidamente atingida: na internet não há fronteiras. A cada vez mais utilização de redes sociais, tais como "Hi5", "Facebook", "MySpace", "Plaxo", etc... que substituem a um ritmo acelerado os canais tradicionais como a televisão e rádio, faz do marketing viral uma poderosa forma de estar junto do consumidor.

Desvantagens: Mensagens mal construídas passam facilmente despercebidas, ou pior ainda, a rápida dessiminação do marketing viral pode torna-se num inimigo ao fazer com que a marca em causa seja alvo do ridículo ou inclusive causar o seu desaparecimento.


Fonte:
Web Marketing Today
http://www.wilsonweb.com/wmt5/viral-principles.htm
Acedido em 25-01-2009

Sem comentários: